Evento de balé clássico promove estudos, apresentações, exibição de vídeos e filmes e oficinas sobre a modalidade

Durante sete dias, alunos e professores de balé de Uberlândia e região terão a oportunidade de fazer uma imersão nesta modalidade de dança. Pelo terceiro ano, o UAI Q Dança realiza o evento “Ballet em uma semana”, com o objetivo de promover estudos, apresentações, exibições de vídeos e filmes, contação de histórias e oficinas sobre o balé clássico. O evento acontece de 20 a 26 de março e de segunda a quinta-feira, toda a programação é gratuita.

A grande novidade deste ano é a oficina especial para professores, que será ministrada pela bailarina, professora e coreógrafa Zélia Monteiro, de São Paulo. Ela fundamenta seu trabalho de ensino da dança na percepção do corpo, como principal processo para aquisição da técnica. Na base de sua pesquisa criativa e pedagógica está o pensamento de Klauss Vianna, com quem trabalhou por oito anos e a escola clássica italiana, que estudo com Maria Melô (aluna de Cecchetti no Scalla de Milão), de quem foi assistente por mais de dez anos.

Os professores terão 4h de oficina no domingo (26), das 9h às 13h, e ainda assistirão as aulas que Zélia Monteiro dará às crianças e adolescentes no sábado (24). Após cada aula haverá uma conversa de Zélia com os professores sobre as aulas dadas. Zélia ministrará cursos para crianças, jovens e adultos, dos níveis básico, intermediário e avançado, no total de 40 vagas.

Outro convidado é o professor Glauco Fernando, que já fez parte da equipe de professores do UAI Q Dança. Formado em Ballet Clássico e com 25 anos de experiência na área de dança, frequentou diversas escolas. Na “Ballet em uma semana”, Glauco Fernando vai ministrar uma oficina de balé com ênfase nos giros, na sexta-feira (24), às 18h.

A abertura, na segunda-feira (20) terá a presença da bailarina, professora de dança e mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP), Clara Couto, que participará da exposição de fotos e contação de histórias sobre o balé no mundo, com utilização de elementos cênicos, figurinos e músicas. Ela também comentará os vídeos e apresentações da sessão pipoca e será a Marquesa de Pas de Bourré do baile à fantasia na quinta-feira (23), quando brindará o evento com uma bela dança de corte, inspirado nos grandes bailes dados pelo rei Luiz XIV, no Palácio e Versalhes. Após dançar uma coreografia de época, a Marquesa irá conduzir a todos num lindo e divertido baile que mistura várias danças antigas, como minueto, pavana, gavotte e contradança.

Nas sessões pipocas, na terça e quarta-feira (21 e 22), às 19h, haverá a participação de três bailarinos. Laura Lima, estudante de balé e integrante do grupo jovem UAI Q Dança, com solo do balé de repertório “O Corsário”, Ana Claudia Coelho de Rezende Morato, bailarina do UAI Q Dança há 14 anos e ainda Glauco Fernando, com o pas de deux do balé de repertório “Manon”.

Programação da “Ballet em uma semana”

SEG

20/03

TER

21/03

QUAR

22/03

QUI

23/03

SEX

24/03

SAB

25/03

DOM

26/03

18h-30

Abertura

Exposição de fotos

e contação de

histórias com CLARA COUTO

19h –

Sessão

Pipoca e

Mostra Artística

MANON com GLAUCO

FERNANDO

e ANA CLÁUDIA RESENDE

19-

Sessão Pipoca

E Mostra Artística

O CORSÁRIO

com LAURA LIMA E ANA

CAROLINA

RONSEMBURG

18h30-

Baile à

Fantasia

Apresentação da dança de corte com

CLARA COUTO

18-

Aula Ballet Giros

Com GLAUCO FERNANDO

9h –Curso

Crianças com ZÉLIA MONTEIRO
13h –

Curso jovens

Com ZÉLIA MONTEIRO
16h30 –

Curso Adultos e Jovens com

ZÉLIA MONTEIRO

9h –

Curso Prof. com