Os acontecimentos políticos e econômicos no País colocaram os noticiários na frente do entretenimento no interesse dos telespectadores

São Paulo – Desde julho de 2016 (mês que marcou a estreia da divulgação de análises de dados de audiência pela GfK para o público em geral) até agora, o gênero de maior alcance entre os telespectadores brasileiros foi o “Jornalismo”. Diante dos diversos acontecimentos políticos e econômicos no País, além da cobertura de grandes eventos esportivos como as Olímpiadas e Paralímpiadas, os noticiários foram os que mais atraíram a atenção do público dos canais de TV aberta e fechada das 15 regiões metropolitanas pesquisadas.

Na média nacional, os gêneros “Novela” e “Filme” ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Porém, houve algumas diferenças regionais, como no Sul, onde o gênero “Filme” ultrapassa os gêneros “Jornalismo” e “Novela”. Já no Nordeste, o gênero “Auditório” aparece em primeiro lugar entre os três de maior alcance. Vale ressaltar que todos os gêneros citados possuem alcance significativo e de patamares similares, com mais de 68 milhões indivíduos alcançados.

Na TV fechada, os gêneros com maior alcance foram “Filme”, “Série” e “Infantil”. Todos os gêneros também possuem alcances robustos com média de 37 milhões de indivíduos alcançados.

“Nossa análise do consumo de TV pelos brasileiros no segundo semestre reflete de forma muito clara os diferentes momentos e situações vivenciados no País. O momento conturbado para a política brasileira impacta diretamente no aumento do consumo de informação. O comportamento do consumidor de TV também muda diante de situações factuais como férias, dias com muita chuva, falta de recursos para entretenimento fora de casa etc.”, avalia Flavio Ferrari, diretor-geral de Mediação de Audiência da GfK no Brasil.

O mês de julho, por exemplo, que também é marcado pelas férias escolares na maior parte do País, registrou maior afinidade das crianças com o gênero “Infantil”, tanto na TV aberta como na fechada. No mesmo período, para os adolescentes de 12 a 17 anos, a afinidade foi maior com o gênero “Desenho Adulto”.

Fatos marcantes do ano no gênero “Jornalismo”, em alcance (métrica que diz respeito ao número total de indivíduos que assistiram a determinado conteúdo durante pelo menos 1 minuto. O alcance total já exclui a sobreposição de indivíduos): 

ESPORTE

Abertura Olimpíadas (5/8): 28,2 milhões de indivíduos

Abertura Paralimpíadas (7/9): 23,4 milhões de indivíduos

Estreia do Tite na Seleção (1º/9): 21,6 milhões de indivíduos

POLÍTICA

Cobertura Impeachment (31/8): 35,1 milhões de indivíduos

Pronunciamento posse Presidente Michel Temer (31/8): 18 milhões de indivíduos

Discurso Dilma Rousseff durante processo de Impeachment (29/8): 7,2 milhões de indivíduos

Debates prefeitura de SP (Agosto e Setembro): 3,5 milhões de indivíduos

Cobertura Eleições EUA (8/11): 1,3 milhão de indivíduos

Pronunciamento Sergio Moro TV Senado (1º/12): 667 mil indivíduos 

Ranking de alcance dos gêneros por região 

15 regiões metropolitanas consolidadas:

1º Jornalismo 2º Novela 3º Filme

Nordeste

1º Jornalismo 2º Novela 3º Auditório 

Sudeste e Centro- Oeste e Norte

1º Jornalismo 2º Novela 3º Filme 

Sul

1º Filme 2º Jornalismo 3º Novela 

Fonte: GfK; Evogenius Reporting; 01/07/2016-19/12/2016; Ponderação Individual ; Realtime; Reporting; (15 RMs);Universo Total Dom (70.284);

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